Natural de Santa Maria, Fernanda Cruz escolheu a área da saúde por exemplo da Dona Denize Gabriela Teixeira da Cruz. “Minha mãe tem 36 anos de formada em enfermagem, a minha idade. Então, desde sempre eu a vi trabalhando com saúde, indo para o hospital trabalhar. A enfermagem foi uma escolha natural.”

Com o diploma na mão, como começou sua trajetória profissional?
Me formei em 2017 e logo comecei a trabalhar em clínicas geriátricas, tanto como enfermeira e responsável técnica. São trabalhos que exigem muita responsabilidade, organização e saber se relacionar com as pessoas. É desafiador, por isso que eu gosto. São aprendizados que eu trago para meu trabalho na Centro Care.

Falando em Centro Care, o que você mais gosta nesse novo segmento, de atendimento domiciliar, de home care?
Eu gosto da possibilidade de manter o vínculo com os familiares e pacientes, de poder oferecer o suporte para as pessoas continuarem com sua rotina e costumes com o auxílio profissional que precisam. E sem precisar sair do seu lar para isto, seja por dificuldade de locomoção ou por conforto, praticidade.

Quais são as suas principais responsabilidades na Centro Care?
Como responsável técnica, supervisiono todos os protocolos de atendimento, faço gestão dos profissionais, monitoro as equipes, organizo as escalas de atendimento.

Já para os clientes, seja o familiar ou o próprio paciente, sou o ponto principal de contato. Faço as visitas para conhecer a família, o ambiente, entender as necessidades e preferências de cada contexto. Isso é muito importante, afinal, a gente está literalmente entrando na casa das pessoas. Como base nisso, começo a escolha do perfil do profissional ou da equipe que vai fazer os atendimentos.

Ah, e quando dá, eu também faço procedimentos de enfermagem, que eu adoro fazer.

E sobra tempo livre?
Eu tento, né? Daí aproveito para ficar em casa, com meu gato e meus dois cachorros. Também gosto de passar tempo com família e amigos.

Muitos profissionais da saúde têm dificuldade de cuidar da própria saúde. Como você se cuida?
Sempre dá para melhorar, né? Estou me organizando para retomar a atividade física. Gosto da modalidade crosslife, um tipo de funcional. Por ser uma atividade em grupo e dinâmica, dá mais estímulo para seguir no hábito.

Quer conversar com a Fernanda? É fácil: agende uma visita pelo WhatsApp Centro Care.